Você sabe como otimizar o tráfego do seu site ou blog?

Esse texto é sobre um assunto que muitos me perguntam: como aumentar o tempo das pessoas dentro do seu canal da internet. Independentemente de ser um site ou um blog, alguns truques causam um impacto muito bom no tráfego.


Primeiramente, o que deve ser definido é o tipo de pessoa que você quer ter como público-alvo. Nesse caso, não chamamos de “pessoas”, mas sim de “personas”, já que cada ser humano é único e é impossível escrever algo específico sem ter alguns dados desses perfis. Por isso, se questione: Qual a faixa etária de quem eu quero atingir? Quais as necessidades de quem vai ler o meu artigo? Quais os gêneros desses leitores? O que eu posso fazer para sanar as dúvidas de quem ler meu texto?


Com essas ideias na cabeça você já terá uma amplitude do que escrever. Afinal, se o leitor clicou no título da sua matéria é porque você já despertou o interesse. E essa ação se chama “primeiro estágio do funil”, que é também conhecido como “atração” (Falarei mais sobre isso nos próximos textos).


O título é a sua maior missão, pois será ele quem aguçará quem passar por ele a clicar no seu link, seja nas redes sociais, em newsletters ou no próprio endereço da internet. Uma dica valiosa: faça títulos com no máximo 55 caracteres, para que ele não fique “quebrado” nos compartilhamentos.


Atualizar-se é fundamental, assim como a atualização do seu www


Coloque esse verbo em sua mente: atualizar. Ele é uma das grandes chaves de sucessos. Assim como as personas gostam de ter respostas para as suas dúvidas na leitura, é importante que você tenha procedência e conhecimento de causa ao escrever. Ou você quer ser mais um em meio a tantos?


E assim como eu acabei de fazer, coloque intertítulos. Eles ajudam a situar o leitor em cada assunto, muitas vezes lendo somente aquilo que irá suprir as suas indigências. Lembre-se que o seu público não é composto de pessoas iguais, portanto, enquanto uns precisam ler tudo, outros não tem paciência ou vão se interessar somente por uma parte.


Além disso, os parágrafos não devem passar de seis linhas. A Era Digital fez com que as pessoas (sem querer) fujam de textos grandes, assim como ficam confusas com muitas informações em uma só parte.


Por fim, vou usar aqui mais uma sugestão para que você veja como a facilidade da leitura aumenta o impacto do seu texto: os bullets points. Confira a seguir.


Use tópicos para facilitar a leitura e aumentar o tráfego


Anote algumas dicas para o aperfeiçoamento do seu texto na web: 


 Defina uma palavra-chave (aquela que você quer que o Google “capte” para participar do ranking de buscas) e a utilize no título, no primeiro parágrafo, em algum intertítulo e no último parágrafo;

 Utilize sinônimos dessa palavra-chave durante o seu texto, reforçando essa intenção no texto (nesse texto a minha palavra-chave é “tráfego”);

 Leia e releia seu texto para evitar erros gramaticais. Um bom texto é objetivo e bem feito;

 Faça links no seu texto para outros do seu site ou blog que tenham a ver com o contexto. Se você já atraiu a pessoa com determinado assunto, muitas delas irão gostar de ir para mais informações que você irá sugerir com esses hiperlinks. E isso faz com que elas fiquem mais tempo dentro do seu canal;

 Nunca use vírgula ou nenhuma pontuação nos bullets points. É ponto e vírgula para cada tópico e ponto final no último;

 Como eu disse no intertítulo anterior, atualize seu “www” com uma frequência que fidelize o leitor. Se não for diariamente, especifique dias certos para que eles saibam quando há conteúdo novo por lá;

 Use as tags, que são ótimas maneiras do leitor achar o seu texto na busca por temas específicos. Desse modo, voltamos aquilo dito no começo: conheça para quem você está escrevendo e quais as necessidades que você pretende desvendar. São elas as suas principais tags;

 Por fim, use números e questões nos títulos. Claro que nem sempre isso é necessário, mas as pessoas adoram quando acham “7 dicas para tal coisa” ou uma pergunta que ela mesma se faz, clicando no seu link para achar a resposta que tanto espera. E você tem a obrigação de responder tudo o que prometeu no título.


Então, essas foram algumas das muitas indicações existentes para você aumentar o tráfego do seu canal da internet e conseguir mais êxitos. Se você tiver alguma sugestão ou comentário, deixa aqui pra mim, combinado?


(Esse e mais textos podem ser vistos na minha coluna "Em Destaque", do Portal Gazeta da Semana. Corra pra lá!)


 



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